Na disputa pelo título do Circuito Rio 2023, 35 barcos das classes VPRS, ORC e BRA RGS representando diversos estados do Brasil estiveram no ICRJ entre os dias 2 e 5 de novembro. “Em casa”, o veleiro Dona Bola levou o título da competição, que em sua 54ª edição se reafirmou como um dos mais tradicionais eventos da vela oceânica nacional.
No conjunto de regatas do 54º Circuito Rio, estiveram a 73ª Santos-Rio, de percurso longo (200 milhas), a regata Victor Demaison, de percurso médio (30 milhas) e mais 5 regatas pequenas (média de 8 milhas). Com exceção da Santos Rio, todas foram realizadas na Baía de Guanabara e suas proximidades.
“Foi uma grande satisfação. A tripulação realmente se empenhou e velejamos bem com poucos erros de manobra. Na 73ª Santos Rio estávamos muito bem até a metade do percurso, mas erramos a estratégia final e acabamos mal posicionados. Já durante o Circuito nos saímos melhores mantendo uma consistência no nível de velejo. Reconhecemos a parcela de sorte pois no último dia tivemos ventos realmente fortes e o Dona Bola resistiu bem sem nenhuma quebra, outros barcos tiveram balões rasgados e até o caso do Maestrale, que quebrou a madre do leme, e mais uma vez a competência da tripulação se fez presente sem erros de manobra”, comentou Ricardo Tramujas, Comandante do Dona Bola.
O veleiro Phoenix (ICS), campeão do ano passado na ORC e na VPRS, conquistou o bicampeonato na classe ORC. Na BRA RGS, a classe com o maior número de participantes, o vencedor foi o Zeus (PIC), veleiro de Ilhabela.
O 54º Circuito Rio contou com o apoio da Marinha do Brasil e das marcas Julius Bar, Rádio Positividade FM, Smart Protect, Anexo, Mac, JAB, Revela, 2Sport e Mighty Greens, o encerramento aconteceu com uma animada cerimônia de premiação aberta do público no Cais da Bandeira do ICRJ.
Súmulas:
VPRS (Geral - Cat. A - Cat. B)
BRA RGS (Geral - Cat. A - Cat. B)
Categoria Bico de Proa
Clique aqui para mais fotos