Said Royo e Bernardo Bacha sagraram-se campeões do Mundial da classe 420, realizado entre 1º e 9 de julho, na Turquia. A dupla, formada há apenas um ano, superou 100 oponentes de 12 países, enfrentando condições variadas de vento e águas agitadas, garantindo ao Iate Clube do Rio de Janeiro o bicampeonato.
Ao longo de 11 regatas, Said e Bernardo mantiveram-se entre os primeiros colocados durante boa parte do campeonato, em disputas acirradas com os gregos Sokratis Chamarias e Iason Xypas, que terminaram em 2º lugar.
“O período crucial que determinou o resultado foi as duas semanas anteriores, quando conseguimos chegar à Europa e treinar em Alicante e em Urla. Em Urla, onde foi a competição, treinamos com ventos fortes; em Alicante, na Espanha, com ventos mais fracos. O primeiro dia de Mundial foi de vento forte e os outros de vento cada vez mais fracos, então enfrentar esse desafio e chegar ao nível em que estávamos teria sido muito mais difícil sem esses treinos”, afirmou Bernardo Bacha.
“Essa conquista é resultado do nosso esforço e dedicação. Até mesmo antes de formamos uma dupla, lembro que eu e Said éramos os mais dedicados do grupo”, disse Bernardo. “É a recompensa de muitos esforços somados ao longo dos últimos três anos na classe 420, que contou com o envolvimento de pessoas maravilhosas do Iate, de outros clubes e até mesmo de outros países”, completou Said.
O time brasileiro no Mundial foi formado exclusivamente por velejadores do ICRJ, mostrando a força da base do clube. Além do 1º lugar geral, a equipe comemorou o desempenho de Joana Freitas e Lucas Freitas, que conquistaram o 8º lugar e o vice-campeonato na categoria mista.
Com o ouro de Said e Bernardo, a vela nacional e o ICRJ celebraram o bicampeonato mundial da classe 420, já que, em 2024, Lucas Freitas e Victoria Back haviam conquistado o título.
Arthur Back, Lucas Freitas, Joana Freitas, Victoria Back, Bernardo Bacha e Said Royo
Após o Mundial, dupla vence também o Europeu Júnior da classe 420
O mês de julho de 2025 entrou para a história da vela jovem do ICRJ. Menos de três semanas após a conquista do título mundial, Said Royo e Bernardo Bacha voltaram ao lugar mais alto do pódio — desta vez no Campeonato Europeu Júnior da classe 420, realizado entre 20 e 27 de julho, em Matosinhos, Portugal. Foram 128 duplas em busca do título.
O pódio teve ainda outro motivo para celebração: Joana e Lucas Freitas, também do ICRJ, conquistaram o 3º lugar e garantiram a 1ª colocação na categoria mista. Assim, Portugal foi palco de mais uma conquista dupla para o clube e para a vela jovem brasileira.