Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, realizados no Chile entre 20 de outubro e 5 de novembro, a Vela Feminina do ICRJ contou com três velejadoras representantes: Kahena Kunze, Gabriela Nicolino e Gabriella Kidd, resultando em duas medalhas para o Brasil.
Do total de 6 pódios conquistados pela equipe nacional de vela, destacam-se a bicampeã olímpica Kahena Kunze, que garantiu a medalha de ouro na classe 49erFX, ao lado de sua parceira Martine Grael (RYC), e Gabriela Nicolino, que conquistou o bronze na classe Nacra 17, em parceria com Samuel Albrecht (VDS). Na classe ILCA 6, Gabriela Kidd alcançou a 7ª posição entre os 17 barcos participantes.
"Foi muito emocionante. Sempre que a gente tem a oportunidade de representar o Brasil, ainda mais nesse formato de países e seleções, é muito incrível. Já representamos o país e o clube em dois Jogos Pan-Americanos e uma Olimpíada. Felizmente conseguimos trazer mais uma medalha para casa, com muita luta, mas o mais importante é que conquistamos a vaga para o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ", comentou Gabriela Nicolino.
No contexto geral de todos os esportes, o time brasileiro estabeleceu um recorde histórico ao conquistar 205 medalhas. Os demais medalhistas na vela foram Bruno Lobo (ouro - Kitesurf), Mateus Isaac (ouro - IQFoil), Maria do Socorro Reis (bronze – Kitesurf) e a dupla Juliana Duque e Rafael Martins (bronze – Snipe).