O velejador Manuel Bragança, da Flotilha Zé Carioca (FZC) do Iate Clube do Rio de Janeiro, conquistou o bicampeonato sul-americano de Optimist na competição realizada entre os dias 6 e 13 de setembro de 2025, no Equador. O Brasil também levou o título por equipes e o feminino.
Entre os 179 jovens de 14 países na disputa, o time brasileiro contou com 26 velejadores, sendo 12 da FZC. Manuel brilhou ao vencer sete das dez regatas individuais, garantindo o lugar mais alto do pódio pelo segundo ano seguido.
No campeonato sul-americano por equipes, Manuel Bragança, Henrique Lucena (ICRJ) e João Lucena (ICRJ), junto a Arthur Lamin (CNC) e Felipe Hutzler (CICP), formaram o time campeão. No ranking feminino, Lara Candemil (Veleiros da Ilha) foi a primeira colocada sul-americana.
O sucesso também se estendeu à equipe técnica. O técnico Filipe “Tijo” Novello, da FZC, também atuou como técnico da equipe nacional e chegou ao seu quarto título sul-americano consecutivo. Já Rafaela Salles, também técnica da flotilha, foi Team Leader do Brasil na competição.