A 35ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro, competição realizada pelo ICRJ, recebeu ao total dos seus 3 finais de semana (26 a 28/08; 01 a 04/09; e 07 a 11/09/22), 267 barcos com 323 velejadores representando Argentina, Peru e diversos estados brasileiros (RS, SC, SP, DF, RJ, ES, BA e PE).
A edição foi uma das mais desafiadoras para a organização. Em alguns dias os ventos estavam diferentes dos habituais, algumas vezes muito fracos e inconstantes e outras vezes fortes e muitos fortes, além dos bloqueios na Baía de Guanabara devido aos eventos comemorativos pelo Dia da Independência do Brasil, 07 de setembro, com a Parada Naval, e também pelo Bicentenário da Independência, com a Revista Naval, no dia 10.
No período de 07 a 11, as regatas da classe Optimist foram na Praia do Flamengo e as das classes ILCA 6, 420 e 29er foram em Niterói. “A ajuda do Clube Naval Charitas foi fundamental recebendo as classes da vela jovem na Enseada de São Francisco para que a gente conseguisse realizar o evento com plenitude. A Marinha do Brasil também nos apoiou muito em relação aos bloqueios na Baía e não tivemos nenhum problema com as regatas”, disse Ricardo Baggio, o Kadu, Assessor de Vela do ICRJ. “A nossa Semana Internacional de Vela é realmente um grande evento consolidado, principalmente com as classes da vela jovem brasileira”, completou sobre o sucesso da edição.
Mais fotos -> Flickr