Ponta Negra é Campeã Mundial de Pesca Oceânica
O resultado já era esperado! A tradicional equipe do ICRJ, Ponta Negra, manteve seu histórico de sucesso e sagrou-se Campeã Mundial de Pesca Oceânica ao vencer 50 equipes de 29 diferentes países no Offshore World Championship 2017 realizado anualmente na Costa Rica.
Após bater na trave e frequentar o pódio por tantas vezes, o Brasil conquistou de maneira heroica o 1º lugar na competição. Nos últimos anos foram três vice-campeonatos – Jenny/2014, Perfeita/2015 e Ponta Negra/2016 – e dois terceiros lugares – Release/2015 e Ponta Firme/2016.
Em abril deste ano, foram capturados e liberados poucos peixes, pois tradicionalmente há uma abundância durante toda a competição. Foram aproximadamente 256 peixes entre sailfishes e marlins (azuis, negros e listrados), média de cinco peixes de bico liberados por equipe.
A regularidade e a eficiência da equipe Ponta Negra – nenhum peixe de bico foi perdido – ajudaram a alcançar o “topo do mundo”, em um campeonato com peixes abaixo do esperado em função da elevada temperatura da água. Porém, neste cenário, os marlins estavam mais ativos o que trouxe maior dificuldade e disputa ao campeonato.
A formação da Ponta Negra foi a mesma do vice-campeonato mundial conquistado em 2016: Comandante. João Paulo T. da Costa, Ricardo Pedrosa, Antônio Villarejo, Evandro Soares e Eduardo Castro (o experiente Fernando Pedrosa precisou ser substituído de última hora devido à uma lesão no cotovelo).
O vice-campeonato mundial foi conquistado pela equipe Picante, com talento passado de pai para filho. A equipe formada pelo Comandante Luis Carlos Bulhões, Contra-Comodoro do ICRJ Vicente Arruda Filho, com seus filhos herdeiros de talento na pescaria Lucas Bulhões e Vicente Luis Arruda, além do experiente pescador Alberto Quintaes.
Com uma recuperação fantástica e vitória no último dia de competição, a equipe Binoca, formada pelo Comandante Leonardo Bochner, Eliseu Soares Neto, Fernando C. de Almeida, Pedro Bertrand e Adenilson Silva, também do ICRJ, assegurou a 4ª colocação geral. Em terceiro e quinto, ficaram duas equipes de Trinidad & Tobago.
“Depois de alguns vice-campeonatos e 3º lugares conquistados por equipes brasileiras nos últimos anos, o Brasil merecia demais esse título mundial. Mais uma vez fizemos um verdadeiro “Brazilian Storm” na Costa Rica! ”, destacou Ricardo Pedrosa da equipe Ponta Negra.
O Offshore World Championship 2017 aconteceu entre os dias 23 e 28 de abril e reuniu as equipes campeãs dos principais torneios de pesca do mundo, sendo 11 times brasileiros.