Por Washington Bianchi, Diretor da Escola de Desportos Náuticos
A Escola de Desportos Náuticos (EDN) e o Iate Clube do Rio de Janeiro tem uma história em comum há longo tempo, desde a sua criação formal pelo sócio Roberto Bueno nos anos 60. A maioria dos nossos atletas campeões do esporte a vela, bem como os velejadores do Clube foram aqui formados.
Impossível citar os atletas oriundos da EDN em todos esses anos sem cometer alguma injustiça. Todavia, destaco os velejadores "crias da casa" classificados para a Olimpíada 2016: Kahena Kunze, Gabriel Borges, Henrique Haddad e Bruno Bethlen. Além deles, Patrícia Freitas e Jorge Zarif completam o time na Equipe Olímpica que representam o ICRJ.
No primeiro semestre de 2016, a EDN teve 234 alunos distribuídos por turmas de diversas classes, idades e níveis. E não só na vela, mas também em outras atividades como natação, cursos teóricos e práticos ligados à náutica como: arrais, mestre e capitão amador, meteorologia, navegação eletrônica, etc.
Estamos aptos a receber crianças a partir dos 3 anos em atividades recreativas e lúdicas voltadas para a ambientação e iniciação nos esportes e atividades náuticas. O foco principal é despertar o interesse e prazer pelo mar em todas as suas possibilidades. As disputas e competições virão mais tarde, e naturalmente, para aqueles que se dedicarem e decidirem esse caminho.
A inclusão das atividades náuticas como esporte nas escolas já é uma realidade em algumas instituições de ensino pré-escolar e primário, ainda que incipiente, todavia me parece fundamental insistir nesse caminho. Gostaria e pretendo estimular este intercâmbio com escolas onde os nossos filhos e netos já estudam. Desta forma continuaremos contando com o apoio e incentivo da atual Comodoria nos investimentos necessários a este desafio.
É muito importante despertar o interesse em crianças, que por sua vez, trarão seus responsáveis e familiares para a nossa convivência no clube, e não são poucos os casos de sucesso em que os pais motivados pelos filhos, tornaram-se sócios totalmente integrados ao nosso esporte no ICRJ.
Devemos pensar a EDN de hoje, e do futuro, de acordo com a afirmação gravada em nossa secretaria:
"A missão de divulgar as atividades náuticas, como um grande e promissor celeiro não mais de pessoas somente dedicadas e apaixonadas pelo mar, mas como um veículo importante para a formação de indivíduos conscientes das suas responsabilidades, maduros, éticos, que em qualquer das atividades e profissões que assumirem no futuro vão levar consigo as noções básicas de respeito ao meio ambiente, organização, consciência dos limites, tolerância nas relações entre pessoas, seriedade e responsabilidade na atividade profissional que escolherem".
Enfim, valores que sempre foram fundamentais são constantemente colocados à prova em nosso cotidiano. Semelhante às regatas e campeonatos de pesca onde a observância às regras, condições meteorológicas, correntes, marés influem na decisão correta para obtenção dos melhores resultados, gostaríamos que a EDN influenciasse de maneira positiva a vida dos nossos futuros velejadores.