Iate Clube do Rio de Janeiro
LOGO GINCANA HOR
Domingo, jul. 27, 2025

ICRJ - ELEIÇÕES 2024 - NORMAS

DOS CANDIDATOS: 

Regimento Complementar da Assembleia Geral, daqui por diante denominado neste instrumento simplesmente RCAG. Artigo 4º
A eleição dos membros do Conselho Deliberativo, obedece aos seguintes preceitos:

I - É elegível o Sócio-Proprietário que esteja nas seguintes condições:

  1. seja maior de 21 anos;
  2. tenha, pelo menos, oito anos de integração ininterrupta, na data da eleição, como Sócio-Proprietário, inclusive como Postulante;
  3. esteja quite com suas obrigações financeiras com o Clube;
  4. não esteja submetido, no momento de sua apresentação, a qualquer processo e tenha a ficha isenta de anotações desabonadoras, pelo menos, nos últimos oito anos.

II - Os Candidatos são agrupados em lista única nos setores, com um mínimo de 15 Candidatos, por setor:

  1. Vela;
  2. Pesca e Caça Submarina;
  3. Embarcação;
  4. Social.

Parágrafo Único – Os Candidatos somente podem se inscrever em um único setor de sua livre escolha.

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O SÓCIO SER CANDIDATO:

  1. Para os setores Vela e Pesca & Caça Submarina, comprovar vinculação aos respectivos esportes, seja como praticante ou ex-praticante;
  2. Para o setor Embarcações, ser possuidor de embarcação com propulsão a motor, ou de motor auxiliar de, no mínimo 21 (vinte e um) pés de comprimento com registro válido no Clube e da Autoridade Marítima.

Os membros da Mesa Diretora da Assembleia Geral e da Comissão Eleitoral têm competência para decidir, em colegiado, questões sobre o Processo Eleitoral. 

PROCEDIMENTO PARA A CANDIDATURA 

Nesta eleição, o número adotado para a identificação do Candidato é o número do seu título de Sócio-Proprietário.
A ficha de inscrição deverá ser preenchida, respondendo a todas as questões nela contidas, e devolvidas à Secretaria do Conselho no menor prazo possível.
Após a devolução da ficha de inscrição, as afirmações oferecidas serão apreciadas pela Secretaria do Clube, em até 48 horas, e devolvidas a Secretaria do Conselho Deliberativo.
Em sequência, as fichas serão apreciadas pela Comissão Eleitoral e, quando aprovadas, será o Candidato convidado a assinar o livro do setor pretendido, denominado Registro de Sócios-Proprietários Candidatos a Conselheiros. (RCAG - artigo 4º, parágrafo 4º, incisos IV e V).
A assinatura do livro oficializa a candidatura.
Até a assinatura do livro, o Candidato pode convolar de setor. Assinado o livro, isso cristaliza a candidatura e não pode mais haver convolação.
Aprovada a ficha pela Comissão Eleitoral e o livro uma vez assinado pelo Candidato, faz coisa julgada e o mesmo só poderá ter sua candidatura impedida por sentença judicial.

A COMISSÃO ELEITORAL NÃO APROVARÁ A FICHA QUANDO:

  1. Houver sido assinalada em mais de um setor pretendido;
  2. Forem apresentadas fichas diferentes, sob títulos diferentes para um mesmo Sócio-Proprietário;
  3. Houver falsidade nas informações apresentadas;
  4. Não se comprovar a vinculação esportiva;
  5. For oferecida embarcação aquém das características restritivas especificadas no RCAG, Art. 4, inciso VI.

ATENÇÃO: 

Aos Candidatos da Vela e da Pesca e Caça Submarina se enfatiza a necessidade de anexar às suas fichas um currículo sumário para permitir à Secretaria a verificação de sua vinculação ao esporte. Nesses setores, a falta da anexação do currículo pressupõe a inexistência de vinculação, obrigando à Comissão Eleitoral a não aprovação da ficha.
Aos Candidatos do setor Embarcações, pede-se especial atenção à pergunta sobre os dados da embarcação para atender ao RCAG e à apresentação da documentação pertinente.
Será aceita a inscrição de mais de um Candidato oferecendo vinculação a uma mesma embarcação desde que sejam Sócios na propriedade dela e que a mesma esteja registrada em seus nomes no Clube e na Capitania dos Portos.

 PROCEDIMENTOS DA VOTAÇÃO: 

A partir de 27 de Janeiro de 2024, estarão abertas, na Secretaria do Conselho Deliberativo, as inscrições aos Candidatos.
Em 21 de Fevereiro de 2024, às 18 horas, encerram-se as inscrições para Candidatos.
Encerrado o prazo para inscrição dos Candidatos, será remetida ao quadro dos Sócios-Proprietários uma lista completa dos Candidatos, em ordem alfabética, separados por setor, contendo a numeração sequenciada dos títulos a eles referentes, seus nomes e apelidos pelos quais desejam ser conhecidos.
Recomenda-se que as escolhas dos Candidatos pelos Sócios-Proprietários sejam feitas com antecedência, para efeito de permitir ao eleitor elaborar sua “cola” para agilizar a votação. Para conforto e discrição, a lista será montada em tamanho físico que permita ser portada no bolso.
Na tela da máquina existente na cabine de votação, o eleitor digitará os quatro algarismos correspondentes ao título de seu Candidato, em até cinco deles por setor. Destaque-se que os zeros precedentes na numeração de alguns títulos escolhidos com numeração inferior a 1.000 ( hum mil ) também deverão ser preenchidos ou digitados. Exemplo: 00AB e não simplesmente AB;
Caso o eleitor deseje votar num setor em número menor de Candidatos do que os cinco permitidos, poderá fazê-lo digitando o algarismo 9 (nove) nos espaços disponíveis na tela e pressionando ENTER, fazendo a máquina saltar, imediatamente, para o setor seguinte, ou, caso a votação já esteja no setor social, a votação será encerrada.
Após a digitação dos algarismos referentes ao título do Candidato escolhido, aparecerão na tela da máquina uma foto e os dados dele escolhido. Caso seja o desejado pelo eleitor, este deverá pressionar a tecla ENTER para confirmação. Caso não seja o Candidato desejado o que aparece na tela, o eleitor pressionara a tecla DEL, que lhe devolve a tela original para nova digitação.
O Clube disponibilizará, previamente, funcionários e máquinas de votação para treinamento dos eleitores que assim o desejarem.
Durante a eleição, funcionários do Clube estarão disponíveis para auxiliar o eleitor em suas dúvidas.
Os Associados eleitores portadores de “Deficiências Físicas” que afetem a locomoção, a visão e outras, a critério da Mesa Diretora da Assembleia Geral, serão recebidos na Mesa de Atendimento Especial, sendo, depois, encaminhados à Cabine de Votação, por uma via especial.
Somente terá direito a voto o Sócio-Proprietário que estiver quite com o Clube.
Serão disponibilizados, na entrada dos eleitores, funcionários da tesouraria do Clube, para permitir a quitação de eventual estado de débito.
Comprovada a quitação com o Clube, o eleitor receberá uma chave eletrônica, que permite operar a máquina de votação em uma das cabines, apenas uma vez.
Os resultados serão apresentados, IMEDIATAMENTE, após o encerramento da votação, em telas apropriadas no próprio Salão Marlin Azul, na Varanda e na Internet no Site do Clube.
A votação será realizada no dia 12 de março de 2024 – 3ª-feira, sob a direção de uma Mesa Diretora da Assembleia Geral, especial e previamente designada pela Presidência do Conselho Deliberativo, constituída de Presidente, Vice-Presidente e Secretário.

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2024.

CARLOS EDUARDO WRIGHT DOMINGUES
Presidente do Conselho Deliberativo
Iate Clube do Rio de Janeiro
LOGO GINCANA HOR

Publish modules to the "offcanvas" position.