Iate Clube do Rio de Janeiro
Dom, Jun 30, 2024

Circuito Rio comemora 50 anos com mais uma edição de sucesso

Circuito Rio comemora 50 anos com mais uma edição de sucesso
Um dos mais tradicionais eventos da Vela Oceânica Brasileira, o Circuito Rio recebeu mais de 300 velejadores em 34 barcos de diversos estados do Brasil nos dias 25 e 31 de outubro, 1, 2 e 3 de novembro na sua 50ª edição.

A competição, organizada e sediada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, recebeu as classes ORC, IRC e BRA-RGS para uma série de sete regatas: a 69ª Santos-Rio, com largada na Baía de Santos (SP) – apoiada pelo Iate Clube de Santos – e chegada na Ilha da Laje (RJ) num percurso total de 200 milhas náuticas, e o conjunto de regatas Victor Demaison e Almirante Monnerat, ambas nas águas da Baía de Guanabara e suas proximidades.

No primeiro dia na raia do ICRJ, a regata Victor Demaison foi realizada em um percurso de 32,7 milhas. A largada foi dada às 12h com vento sul fraco, porém 10 minutos depois o vento sudoeste surgiu contrariando todas as previsões do dia. O vento sudoeste de intensidade média e forte permaneceu durante a competição até a chegada do último barco. Das 30 equipes que largaram, 5 desistiram no meio da regata. A primeira cruzou a linha de chegada às 15h54 sendo “fita azul” e a última às 20h30.

O pódio da Victor Demaison ficou: classe ORC - Pajero (ICS Cmte. Eduardo Souza Ramos), 1º lugar; Crioula 29 (ICRJ Cmte. Eduardo Plass), 2º lugar; e Neptunus XIII (ICRJ Cmte. André Mirsky), 3º lugar; classe IRC – Danadão (ICRJ Cmte. Guilherme Rafare), 1º lugar; Tahiti Nui (ICRJ Cmte. José Lucio Glomb), 2º lugar; Avanti (ICRJ Cmte. Gustavo Licks), 3º lugar; classe BRA RGS – BLC3 Urca (BL3 Cmte. Pedro Rodrigues), 1º lugar; Zeus (Marina Lisarb Cmte.

Pedro Rodrigues), 2º lugar; e Orion Conapra (GVREFOMM Cmte. Fabio Kohler Harkot), 3º lugar.

No segundo dia, foram realizadas duas regatas barla-sota dentro da Baía de Guanabara. Os ventos de sul com boa intensidade proporcionaram uma ótima disputa até o último barco concluir a prova. À noite houve a premiação da 69ª Santos-Rio com a Festa da Vela na pérgula da piscina.

No terceiro dia, aconteceu a quinta regata do circuito, a Almirante Monnerat. O percurso foi de aproximadamente 21 milhas com mar agitado e muito vento. Somente 22 equipes cruzaram a linha de chegada, pois o dia foi de velejada no limite com algumas avarias aos barcos e desistências. Após a disputa foi realizada a premiação da regata Victor Demaison no hangar 3.

O pódio da Almirante Monnerat ficou: classe ORC – Pajero, 1º lugar; Duma (ICRJ Cmte. Haakon Lorentezen), 2º lugar; e Crioula 29, 3º lugar; classe IRC – Rudá (CIR/SUPMAR Cmte. Mario Augusto Martinez), 1º lugar; Danadão, 2º lugar; e Inaê 40 Transbrasa (P27 CIR Cmte. Bayard Umbuzeiro), 3º lugar; classe BRA RGS – BL3 Urca, 1º lugar; Orion Conapra, 2º lugar, e Zeus, 3º lugar.

No último dia, foram realizadas duas regatas barla-sota com ventos de sul de boa intensidade. A cerimônia de premiação da regata Almirante Monnerat e dos campeões gerais do Circuito aconteceu no mesmo dia na pérgula da piscina. Na classificação geral do Circuito, foram considerados campeões cada primeiro colocado das classes e nas categorias foram considerados também os segundos e terceiros colocados.

Na ORC, o barco Pajero (ICS), comandado por Eduardo Souza Ramos, levou o troféu transitório Circuito Rio pela 13ª vez sagrando-se campeão da classe. A disputa pelo título foi acirrada com o Crioula 29 (ICRJ/VDS), de Eduardo Plass, que ficou apenas a um ponto perdido de diferença em relação ao campeão, garantindo a segunda colocação da categoria ORC I. O Angela Star VI (ICRJ), comandado por Peter Dirk Siemsen e campeão da 69ª Santos Rio, completou o pódio na terceira colocação.

Na categoria ORC II, o título ficou com o +Bravíssimo (ICES), comandado por Luciano Secchin, deixando em segundo o Maestrale Logsub-Mapma (ICRJ), de Adalberto Casaes, e o Santa Fé V (CNC), de Nelson Thomé Júnior, em terceiro.

Na IRC, o Rudá (CIR/SUPMAR), de Mário Martinez, foi o campeão geral e da IRC I. O vice-campeonato da IRC I ficou com o Danadão (ICRJ), comandado por Guilherme Raffare. O Saravah (ICRJ), do comandante Pierre Joullié, foi o terceiro colocado.

Na IRC II, o vencedor foi o Inaê 40 Transbrasa, do comandante Bayard Umbuzeiro, o segundo colocado foi o Avanti (ICRJ), do comandante Gustavo Licks, e o terceiro colocado foi o Asbar II (YCI), comandado por Sergio Klepackz.
Na BRA RGS geral, o BL3 URCA (BL3), do comandante Pedro Rodrigues, foi o vencedor. Na BRA RGS A, o barco Orion Conapra (GVREFOMM), comandado por Fabio Kohler Harkot, ficou em segundo lugar e o terceiro colocado foi o Zeus (Marina Lisarb), de Paulo Fernando Moura.

O 50º Circuito Rio contou pontos importantes no ranking da Copa Brasil ABVO, que definirá o melhor barco do ano e os melhores em cada categoria. O ICRJ tem orgulho de realizar um evento dessa magnitude e importância ao esporte brasileiro há 50 anos.

Festa na pérgula da piscina é o ponto alto do 50º Circuito Rio

Na noite sexta-feira, 1 de novembro, após a premiação da regata Santos-Rio, aconteceu a tão esperada Festa da Vela. A pérgula da piscina se transformou em um cenário elegante para receber sócios, atletas e convidados em uma grande confraternização e comemoração ao 50º Circuito Rio.

O evento open bar e open food foi produzido pela Cass Eventos, de Giovanna e Rossana Cassano. A decoração impecável incluiu cores vibrantes, muitas luzes de led e telões que transmitiam vídeos de competições passadas.

Aproximadamente 600 pessoas participaram da festa e curtiram a pista de dança ao som do DJ Alexandre Cappelli até altas horas da madrugada.
Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.