Iate Clube do Rio de Janeiro
Dom, Jun 30, 2024

A Natação no Iate Clube do Rio de Janeiro

A construção da piscina

A terceira estrela na bandeira do Iate Clube simboliza a aviação. Na época uma grande parte do clube foi ocupada pela pista de pouso e decolagem. Em 1944 houve um acidente com um avião do clube que custou a vida do sócio Darke de Mattos. Em consequência a Aeronáutica interditou a pista do Iate Clube.

Existia a ideia entre os associados de construir uma piscina em uma parte da antiga pista e até foi encomendado um plano para a piscina ao arquiteto Sergio Bernardes. A Piscina foi planejada com as medidas 20 por 40 metros, com uma ilha munida de repuxo no segundo terço, tudo isto para impedir que fosse usada para eventos de natação, que exigiam medidas olímpicas e acarretava o perigo de ter que ceder a piscina para eventos das federações de natação, como até hoje é o caso do Flamengo, Botafogo e Fluminense.

O então Comodoro, Carlos Pires de Melo foi totalmente contrario a ideia de construir uma piscina, que ia completamente mudar a composição do quadro social, desviando o objetivo esportiva para o social.

Quando o Comodoro empreendeu uma viagem a Paris, o Vice-Comodoro Sergio Carneiro contratou as pressas escavadeiras e mandou cavar um grande buraco no lugar da planejada piscina. Quando Carlos Pires de Melo voltou de Paris ele se encontrou perante as cartas já marcadas e teve que dar continuidade à construção da piscina.

Esta piscina foi e ainda é palco de grandes festas, por exemplo os famosos Bailes do Havaí de Carnaval, aniversários do clube, premiações de regatas e pescarias, etc.

A natação

A piscina não ficou fiel aos princípios do seu projeto de construção. Após muitos anos ela virou palco de natação esportiva e até de competição graças à ação de alguns sócios corajosos, que enfrentaram a resistência da "varanda" onde se fazia a politica do clube, iniciando a natação quase que clandestinamente, pulando as grades cedo de manha quando a piscina não foi ainda aberta oficialmente.


Foram eles Luiz Sapienza, Hans Heinrich Schmidt, Jomar Pereira da Silva e Washington Davinir de Barros. Mais tarde Kurt Jürgen Folkert Wolff deu a forma definitiva ao grupo de nadadores criando um Estatuto e chamando o de GMNI – Grupo Masters de Natação Iate.

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2014.
por Kurt J F Wolff

 

Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.