Com a finalidade de homenagear a Força Aérea Brasileira e reverenciar o Patrono da aviação Alberto Santos Dumont, no período de comemorações do “Dia do Aviador”, realizou-se no dia 25 de outubro o tradicional almoço de confraternização entre nosso quadro social e os Oficiais da FAB.
Após um breve coquetel, o Comodoro Vicente Arruda deu as boas-vindas a todos e proferiu algumas palavras aos Oficiais, Diretores, Assessores, Conselheiros e Sócios que prestigiaram o evento: “Não é possível imaginar o Brasil sem sua Força Aérea, sem aviões cruzando os céus a cada instante, dia e noite integrando os brasileiros com sua própria terra, protegendo e servindo o povo através da dedicação e paixão de homens e mulheres abnegados”. O Comodoro lembrou ainda que nos primórdios da fundação do ICRJ, havia uma Escola de Aviação, constituída de um campo de pouso, rampa de acesso para hidroaviões, um hangar e um pátio de estacionamento para aeronaves. Essas edificações, exceto o campo de pouso, foram conservadas e são atualmente utilizadas para as atividades náuticas do Clube.
Em seguida, o Brigadeiro Médico Júlio César da Gama Apolinário, Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão, subiu ao púlpito para agradecer ao ICRJ pela recepção e parceria entre as instituições. Finalizando o momento solene, houve a troca de lembranças entre o Comodoro e o Major-Brigadeiro-do-Ar José Isaías Augusto Carvalho Neto, Comandante da Universidade da Força Aérea e homenageado do dia, representando o Comandante da Aeronáutica. O almoço de confraternização entre os presentes foi servido em seguida.
Embora desativada há muito tempo no clube, a aviação permanece viva em nossos registros históricos e representada pela estrela em nossa bandeira, flâmulas e distintivos, ao lado das que simbolizam a vela e a pesca, atividades náuticas que constituem o objetivo principal do ICRJ.