Iate Clube do Rio de Janeiro
Quinta, dez. 26, 2024

Taça Gêmeos do Mar recebe ícones da classe Snipe

Taça Gêmeos do Mar recebe ícones da classe Snipe
Nos dias 11 e 12 de janeiro, foi realizada no clube a segunda edição da Taça Gêmeos do Mar em homenagem à Axel e Erik Schmidt, os únicos tricampeões mundiais da classe Snipe. O evento, que em 2019 foi vencido por João Bulhões e Fernando Gioia, contou com ventos fortes e a participação de 15 barcos.

Com 3 vitórias em 4 regatas, a dupla campeã foi Nicholas Pellicano Grael (sobrinho-neto dos homenageados) e o proeiro João Pedro Moreira, representando o ICRJ e a Marinha do Brasil. Em segundo lugar ficou a dupla Breno Bianchi e Flavio Castro, seguidos por Malcolm Scofield e Gustavo Baiano, ambos do ICRJ.

Na premiação, o troféu transitório foi entregue por Moema Schmidt, viúva de Axel Schmidt. O evento também contou com a prestígio de ícones da classe Snipe como Paulo Santos, Ivan Pimentel, Lars Grael, Roberto Pellicano (campeão do Hemisfério na proa do Axel), Juliana Duque (Bronze no Pan e campeã mundial feminina), Henrique Haddad (atual campeão mundial de Snipe) e Bibi Juetz, que na ocasião foi homenageada e entrou para o hall da fama da classe.


Brilhante trajetória na vela

Axel e Erik Schmidt foram os primeiros campeões mundiais do Brasil em esportes individuais e campeões mundiais de Snipe nos anos 61, 63 e 65. Até hoje são os únicos tricampeões mundiais da classe. Além disso, colecionaram diversas conquistas em campeonatos nacionais e continentais nos anos 60 e 70.

Os gêmeos do mar também foram medalhistas de ouro e prata nos jogos Pan-americanos na classe Lightning e participaram de duas edições dos Jogos Olímpicos (classe Star em 1968 e Soling em 1972).
Os irmãos também foram responsáveis pela formação dos sobrinhos Torben e Lars Grael no esporte e em 2019 os foram eleitos para o hall da fama da classe Snipe.
Iate Clube do Rio de Janeiro

Publish modules to the "offcanvas" position.