Velejador dono de cinco medalhas olímpicas conversou com os jovens atletas e foi para a água acompanhar o treinamento
Crédito: Fred Hoffmann/CBVela
Com participação do cinco vezes medalhista olímpico Torben Grael, atual Coordenador Técnico da Equipe Brasileira de Vela para os Jogos Rio 2016, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) realizou neste fim de semana a Clínica Energisa de Vela
Jovem. Nos dois dias de evento, no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca, cerca de 40 atletas com menos de 18 anos tiveram a oportunidade de experimentar os barcos das classes Laser Radial, 420 e 29er. A clínica faz parte do trabalho da CBVela no desenvolvimento de novos velejadores e contou com apoio do Grupo Energisa, parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem.
"Temos realizado com frequência estes eventos de Vela Jovem, procurando atrair a garotada que deixa o Optimist, barco em que a criança aprende a velejar, para a vela olímpica. Temos várias classes de transição entre o Optimist e as classes olímpicas e estes eventos são bons para mostrar os barcos para eles, colocá-los em contato com velejadores olímpicos e mostrar que não é algo tão distante assim", afirmou Torben Grael.
Medalhista de bronze na classe 470 em Pequim-2008 ao lado de Isabel Swan e classificada para a Rio-2016 com a parceira Ana Luiza Barbachan também na 470, Fernanda Oliveira classificou como importante o trabalho da CBVela com a juventude. "Foi muito bom a confederação ter criado estes eventos, ainda mais nesta época propícia por conta dos Jogos Olímpicos do Rio. Isso pode aumentar o desejo pela prática do esporte e trazer essas crianças para o mundo da vela", disse a velejadora.
Nos dois dias, os jovens velejadores tiveram reuniões com atletas e técnicos e treinamento na água. Torben marcou presença no sábado, conversou com os jovens atletas e foi para a água acompanhar o treinamento. Além dele, participaram da clínica Alexandre Paradeda, diretor da Vela Jovem e técnico da dupla olímpica de 470, Henrique Haddad e Bruno Bethlem; Alexandre Saldanha, técnico de Robert Scheidt na classe Laser; e Mario Tinoco, técnico da dupla olímpica de 49er, Marco Grael e Gabriel Borges.
A Clínica Energisa de Vela Jovem foi mais uma etapa na preparação dos atletas para a disputa da Copa da Juventude, entre os dias 10 e 14 de outubro, no Iate Clube do Rio de Janeiro. A competição é seletiva para o Mundial da Juventude, que será realizado em Auckland, na Nova Zelândia, em dezembro.
A clínica de Vela Jovem teve organização da CBVela, com apoio da Diretoria de Vela do Iate Clube do Rio de Janeiro e patrocínio do Grupo Energisa, parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem.
SOBRE A CBVELA
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem e a Richards como apoiadora oficial. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: seis. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 17 medalhas em Jogos Olímpicos.
SOBRE A ENERGISA
Com 111 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras a abrir capital no Brasil, a companhia controla 13 distribuidoras em Minas Gerais (Energisa Minas Gerais), Paraíba (Energisa Paraíba e Energisa Borborema), Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo), Sergipe (Energisa Sergipe), Mato Grosso (Energisa Mato Grosso), Mato Grosso do Sul (Energisa Mato Grosso do Sul), Tocantins (Energisa Tocantins), São Paulo (Caiuá, Vale Paranapanema, Bragantina e Nacional) e Paraná (Força e Luz do Oeste).
São, aproximadamente, 6,4 milhões de clientes – o que representa uma população atendida de cerca de 18 milhões de pessoas -, em 788 municípios, nove estados em todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de cerca de R$ 10 bilhões, o grupo gera mais de 12 mil empregos diretos.
Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um diversificado portfólio que engloba distribuição, geração (Energisa Geração), serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de TI e Call Center (Multi Energisa) e comercialização de energia (Energisa Comercializadora).
--
Por Felipe Mendes
In Press Media Guide