Entre os dias 06 e 11 de março, foi realizada na subsede do ICRJ em Cabo Frio a Seletiva Jogos Pan-americanos Santiago 2023 para as classes 49er e Nacra 17. Na classe Nacra 17, a competição de 15 regatas foi equilibrada e somente foi definida no último dia, na 14ª regata da série, quando a dupla dos velejadores olímpicos Samuel Albrecht (VDS) e Gabriela Nicolino (ICRJ/MB) abriu a vantagem de 2 pontos sobre a dupla João Bulhões (ICRJ/MB) e Marina Arndt (MB), garantindo vaga nos Jogos.
A Classe 49er teve a participação de 4 barcos e disputa também só foi decidida no último dia, porém na última regata da série (15ª) com a vitória da dupla classificada Marco Grael (RYC) e Gabriel Simões (CDJ). A dupla do ICRJ Dante Bianchi e Thomas Lowbeer protagonizou uma disputa muito acirrada com a dupla 1ª colocada e ficou na segunda colocação. Em terceiro lugar, ficou a dupla Gustavo Abdulklech (ICRJ) e Nicolas Bernal (YCSA), e na quarta posição, a dupla gaúcha do Veleiros do Sul Tiago Quevedo e Breno Kneipp.
Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 serão disputados de 20 de outubro até 5 de novembro. Ainda haverá no mês de maio, em Arraial do Cabo, a Seletiva para as Classes ILCA 6 (Feminino), ILCA 7 (Masculino), Snipe (Mista) e Ligthning (Mista). Além das Classes Nacra 17 e 49er, o Brasil já tem classificado para o Pan os seguintes velejadores:
Bruno Lobo - Fórmula Kite (Masculino)
Maria do Socorro Reis - Fórmula Kite (Feminino)
Matheus Isaac - IQFoil (Masculino)
Giovanna Prada - IQFoil (Feminino)
Martine Grael e Kahena Kunze - 49erFX (Feminino)