A 1ª etapa da 20ª edição do Torneio Marlin Rio aconteceu no dia 29 de outubro com 19 embarcações inscritas. A mesma etapa também serviu para o Torneio de Abertura. Tivemos poucos marlins azuis capturados em um dia de mar bastante agitado.
A equipe Picante do Comandante Luiz Carlos Bulhões foi a campeã da etapa. Na vice-liderança ficou a equipe Sete Estrelas do Mar do Comandante Fernando Filho e na terceira posição, ficou a equipe Ocean Plus do Comandante Sergio Filho.
No Torneio Marlin Rio só pontuam marlins azuis (300 pontos cada). Os marlins brancos capturados servem como critério de desempate (1 ponto cada). No retorno, todas as equipes devem trazer a filmagem com a senha do dia (conferindo autenticidade à filmagem). Nas imagens, é obrigatório conter a liberação, libertação e identificação do peixe.
Já no Torneio de Abertura, a equipe campeã foi a Ponta Negra do Comandante João Paulo. A equipe Sete Estrelas do Mar ficou novamente com o 2º lugar e a 3ª colocada foi a equipe Picante. A maior peça capturada foi um Cavala Wahoo pescado por Fernando Pedrosa da equipe Ponta Negra.
No Torneio de Abertura qualquer peixe oceânico vale ponto. Cada espécie possui uma pontuação previamente definida. A liberação de peixes de bico é obrigatória, mas outras espécies de peixes devem ser trazias para a pesagem.
No final do dia, a confraternização entre os pescadores aconteceu na parte superior do Convés.