Por mais um ano, as equipes do ICRJ marcaram presença no torneio mais importante do calendário pesqueiro mundial. O Offshore World Championship 2016 aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril na Costa Rica com a participação de 66 equipes de 29 países. Dentre elas, as equipes Ponta Negra, Ponta Firme, Release, Perfeita, Binoca, Greenboat e Alhambra/Sunset representaram o ICRJ.
Entre os 10 primeiros colocados, 5 equipes foram do Iate Clube do Rio de Janeiro! A equipe de Trinidad e Tobago foi campeã apenas vencendo nos instantes finais a equipe Ponta Negra do Comandante João Paulo Teixeira da Costa que levou o título de vice-campeã mundial.
A terceira melhor equipe de pesca do mundo de 2016 também é do ICRJ. A equipe Ponta Firme do Comandante Marcos Lips garantiu o seu lugar no pódio. A equipe Release do Comandante Alberto Quintaes terminou em 7º lugar, a equipe Perfeita se classificou em 9º lugar e a equipe Binoca do Comandante Leonardo Bochner completou o campeonato na décima posição.
Dia a dia no Mundial
Por Evandro Soares
No primeiro dia de pesca, a equipe Binoca terminou numa excelente 4ª colocação, considerando que realizou toda sua pescaria em um barco pequeno. A equipe Ponta Negra, que liderou grande parte da etapa, ficou com a 6º colocação e a equipe Perfeita em 10º lugar.
No segundo dia, a equipe brasileira do Marina Open Ilhas se destacou entre as demais, vencendo a etapa. A Release terminou em 3º lugar, a Ponta Negra na 4ª colocação e a equipe Perfeita em 5º lugar. No acumulado das duas etapas, a equipe Ponta Negra assumiu a vice-liderança na colocação geral.
O terceiro dia de pesca foi o pior deles. Teve chuva, vento e pouco peixe. Mesmo assim os times brasileiros tiveram um ótimo desempenho. As melhores classificações das equipes representantes do ICRJ foram: 2º lugar da Ponta Firme, o 3º lugar da equipe Sunset/Alhambra e o 9º lugar da equipe Greenboat. Após esta terceira etapa, o destaque ficou para a equipe Ponta Firme e para a equipe Ponta Negra, que estavam na segunda e terceira posições respectivamente. Contudo, muitas outras equipes tinham chance real de alcançar a vitória.
No último dia de pesca, o melhor deles, a equipe Perfeita ficou com a 3ª posição e a equipe Ponta Negra em 5º lugar. Faltando apenas 15 minutos para terminar o torneio, a equipe Ponta Negra permanecia empatada com a equipe de Trinidad Tobago. Mas, infelizmente, eles liberaram mais 3 peixes nesse tempo sagrando-se campeões.