O ICRJ sediou, entre os dias 19 e 26 de janeiro, o Campeonato Brasileiro das classes 420 e 29er. Ao todo participaram 25 duplas na 420 e 19 na 29er, totalizando mais de 80 velejadores de diversos estados e clubes do Brasil.
Na manhã do dia 21 foi realizada a cerimônia de abertura do campeonato no Cais da Bandeira, com a palavra do Contra-Comodoro José Roberto Braile e outras presenças ilustres que deram as boas-vindas aos atletas. No período da tarde aconteceram as primeiras regatas da competição.
Os cinco dias de disputas foram de condições climáticas variadas. Os velejadores enfrentaram ventos fortes, fracos, muita chuva e outras variáveis no mar como correnteza, enchente e vazante. A classe 420 disputou 10 regatas e a 29er 16.
Após disputas incríveis nas duas classes, sagrou-se campeã na 420 a dupla Marina Fonte e Rodrigo Luiz (CICP/ICRJ/CBC), a dupla vice-campeã foi Bernardo Peixoto e Marcos Arndt (EVI), em terceiro lugar ficou Pedro Mueller e Pedro Henrique Kowalczuk (VDS/CBC). Na 29er, o pódio formou-se na respectiva ordem: Vitor Paim e Pedro Breternitz (CDJ/CBC); Nicolas Bernal e Leonardo Didier (YCSA/CBC); Leonardo Mirow e Crespo e Mathias Mirow e Crespo (ICRJ/CBC).
Durante todos os dias os participantes puderam desfrutar de confraternizações descontraídas com Karaokê e jogos no Bar dos Pinguins que integraram mais ainda o grupo. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 25 com o Salão Nobre lotado com as equipes, técnicos, familiares e convidados. O público deu um show de animação que foi transmitido ao vivo no Instagram do clube.
O Campeonato Brasileiro das classes 420 e 29er integrou o calendário dos Campeonatos Brasileiros Interclubes, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). A competição foi considerada também como um ótimo treinamento para a Copa da Juventude, que aconteceu na semana seguinte na raia do ICRJ.