Vela Jovem

Lucas Freitas e Victoria Back: os primeiros brasileiros campeões mundiais da classe 420

Lucas Freitas e Victoria Back: os primeiros brasileiros campeões mundiais da classe 420

No Campeonato Mundial sediado pelo ICRJ, Lucas e Victoria fizeram história em casa. No feminino, Joana Gonçalves e Gabriela Vassel conquistaram o bronze.

A Vela Jovem do ICRJ iniciou 2024 com grandes conquistas no Mundial da classe 420, sediado pelo clube entre 3 e 10 de janeiro. A dupla Lucas Freitas e Victoria Back conquistou o 1º lugar na flotilha Masculina e Mista, enquanto no Feminino, Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, que terminam 2023 com o ouro no Mundial da Juventude na 420 feminino e com o título Sul-Americano geral, ocuparam o 3º lugar do pódio. Mais de 200 jovens velejadores representando 15 países (BRA, GRE, ITA, ESP, ARG, CRO, FRA, GER, NZL, POR, TUR, AUS, CHI, GBR e UKR) estiveram na disputa dos títulos.

Foi um campeonato incrível, muito difícil, mas conseguimos dar o nosso melhor e ter o resultado melhor possível”, disse Victoria. “Foi muito bom ganhar esse campeonato aqui, primeiro campeão mundial do Brasil na história, ganhar em casa foi a melhor coisa que poderia ter acontecido”, completou Lucas. A dupla se dedicou por meses de treinamentos intensos e, depois das 12 regatas oficiais da competição, conseguiu o ouro, superando os italianos Lisa Vucetti e Vittorio Bonifacio, medalha de prata, e Joe Leith e Joshua Ferrisey, bronze, representando a Nova Zelândia.

O campeonato teve ainda programações fora d’água, com cerimônia de abertura, ações de patrocinadores, happy hours e premiação. “Foram dias intensos de muito trabalho, que terminou com uma grande festa na pérgula da piscina do clube. Foi muito bacana assistir a confraternização de tantos jovens de diferentes nações”, disse Ricardo Baggio, Assessor de Vela do ICRJ.

O Campeonato Mundial da Classe 420 foi organizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e pela International 420 Class Association com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), e das empresas 2sports, MightyGreens, Nutty Bavarian, Oh a água e MSA Spa.

Clique aqui para ver todas as fotos

Vela Jovem

Publish modules to the "offcanvas" position.