Flotilha Zé Carioca

Joana Freitas é campeã brasileira de Optimist - A primeira menina da história

Joana Freitas é campeã brasileira de Optimist - A primeira menina da história

Velejadora tornou-se a primeira menina a conquistar o 1º lugar geral nacional da história da classe. As 4 primeiras colocações foram do ICRJ.

 

Joana Cocchi Kubelka Freitas, integrante da Flotilha Zé Carioca (FZC) do ICRJ, venceu o 52º Brasileiro de Optimist, organizado pelo ICSC, na subsede de Jurerê, Florianópolis, SC, no período de 8 a 14 de janeiro de 2024.
Superando 180 velejadores, a jovem cravou seu nome na história da classe Optimist que, até então, em 51 anos de história no Brasil, não havia registrado a vitória de uma menina em 1º lugar geral a nível nacional.

É muito bom ser a primeira menina a ganhar o campeonato geral, isso mostra que também podemos competir na frente. Treinei muito e sabia que o nível seria alto nas regatas. Estou muito feliz”, disse Joana Freitas.
O campeonato disputado por velejadores de 9 estados, além de Portugal e Argentina, terminou com o pódio todo formado por velejadores da FZC.

Além de Joana com o 1º lugar, Arthur Back – bicampeão brasileiro e sul-americano – ficou com o vice-campeonato, Eduardo Backheuser com a 3ª colocação e Zion Brandão em 4º lugar.

 

No Brasileiro de Optimist por equipes, também deu ICRJ no lugar mais alto do pódio

No 52º Brasileiro de Optimist, o sucesso da Flotilha Zé Carioca foi além do domínio do pódio individual geral. Na disputa por equipes, entre 15 times compostos por 4 velejadores cada, a equipe RJ 1 foi a vencedora.

A RJ 1 formada por Joana Freitas, Arthur Back, Laura Neves e Eduardo Backheuser venceu todas as regatas eliminatórias e na decisão, com duas vitórias na série melhor de três, superou a equipe anfitriã de Santa Catarina, vice-campeã. Em terceiro lugar ficou a Argentina 2.

Sob o comando do técnico Filipe Novelo, o “Tijo”, foi a 9ª vez em 12 anos que a Flotilha Zé Carioca foi campeã por equipes.

Flotilha Zé Carioca

Publish modules to the "offcanvas" position.